Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


IP: soldierkiller86.servegame.com:27015
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Placa de Video

Ir para baixo 
AutorMensagem
SoldierKiller
Admin
Admin
SoldierKiller


Mensagens : 87
Data de inscrição : 21/05/2009
Idade : 37
Localização : Paranavaí - PR

Placa de Video Empty
MensagemAssunto: Placa de Video   Placa de Video I_icon_minitimeDom maio 24, 2009 6:01 pm

Placa de vídeo ou Placa. Gráfica. é um componente de um computador que envia sinais deste para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens ao utilizador. Normalmente possui memória própria, com capacidade medida em bytes.

Nos computadores de baixo custo, as placas de vídeo estão incorporadas na placa-mãe, não possuem memória dedicada, e por isso utilizam a memória RAM do sistema, normalmente denomina-se memória (com)partilhada. Como a memória RAM de sistema é geralmente mais lenta do que as utilizadas pelos fabricantes de placas de vídeo, e ainda dividem o barramento com o processador e outros periféricos para acessá-la, este método torna o sistema mais lento. Isso é notado especialmente quando se usa recursos tridimensionais.

Já em computadores aprimorados o hardware de vídeo pode ter um processador próprio, o GPU ou acelerador gráfico. Trata-se de um processador capaz de gerar imagens e efeitos visuais tridimensionais, aliviando o trabalho do processador principal e gerando um resultado final melhor e mais rápido. Esse processador utiliza uma linguagem própria para descrição das imagens tridimensionais, algo como "crie uma linha do ponto x1,y1,z1 ao ponto x2,y2,z2 e coloque o observador em x3,y3,z3" é interpretado e executado, gerando o resultado final que é a imagem da linha vista pelo observador virtual. O resultado final normalmente é medido considerando-se o número de vezes por segundo que o computador consegue redesenhar uma cena, cuja unidade é o FPS (Frames per second). Comparando-se o mesmo computador com e sem uma placa com processador de vídeo os resultados (em FPS) chegam a ser dezenas de vezes maiores quando se tem o dispositivo.

Tais processadores, em geral, estão disponíveis apenas em hardware a ser adicionado ao computador (placas de vídeo), embora existam motherboards ou mesmo notebooks que possuam esse recurso.

Também existem duas tecnologias voltadas aos usuários de softwares 3D e jogadores: SLI e CrossFire. Essa tecnologia permite juntar 2 placas de vídeo para trabalharem em paralelo, duplicando o poder de processamento gráfico e melhorando seu desempenho. SLI é o nome adotado pela nVidia, enquanto CrossFire é utilizado pela ATI. Apesar da melhoria em desempenho, ainda é uma tecnologia cara, que exige além das duas placas, uma placa-mãe que aceite esse tipo de arranjo. E a energia consumida pelo computador se torna mais alta, muitas vezes exigindo uma fonte de alimentação melhor.
Índice


Fabricantes

Os fabricantes de placas de vídeo se dividem em fornecedores de processadores e fabricantes de placas, os primeiros projetam os aceleradores gráficos e sugerem configurações, enquanto os segundos recebem os processadores prontos e os implementam nas placas.

Principais Fabricantes de GPU

* ATI Technologies (incorporada à AMD)
* NVidia
Ir para o topo Ir para baixo
https://brsourceclan.forumeiros.com
 
Placa de Video
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Overclock da Placa de Video!
» Lançamento da Placa de video ATI HD 4890
» Video que eu fiz à 3 anos.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Informática :: Placa de Vídeo-
Ir para: