Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


IP: soldierkiller86.servegame.com:27015
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Tirar poeira do PC pode deixá-lo mais rápido; aprenda a fazer a limpeza

Ir para baixo 
AutorMensagem
SoldierKiller
Admin
Admin
SoldierKiller


Mensagens : 87
Data de inscrição : 21/05/2009
Idade : 37
Localização : Paranavaí - PR

Tirar poeira do PC pode deixá-lo mais rápido; aprenda a fazer a limpeza Empty
MensagemAssunto: Tirar poeira do PC pode deixá-lo mais rápido; aprenda a fazer a limpeza   Tirar poeira do PC pode deixá-lo mais rápido; aprenda a fazer a limpeza I_icon_minitimeSáb maio 30, 2009 11:36 am

O computador muitas vezes fica em segundo plano na hora da faxina da casa: uma simples passada de flanela no gabinete e monitor bastam para muitas pessoas. Contudo, manter o computador limpo ajuda no seu bom funcionamento e durabilidade da máquina. Além de ser higiênico, é claro.

A poeira que se acumula no interior da máquina pode gerar um mal funcionamento das ventoinhas de ventilação, o que acarreta em superaquecimento e em alguns travamentos do computador. Mas, como limpar seu computador? Que produtos você pode usar, e principalmente, como limpar cada parte? Vamos descobrir como fazer isso agora.

Na primeira parte da coluna, vamos limpar o gabinete e os cabos e fios do PC. Na semana que vem, vou ensinar a maneira correta de tirar a sujeira do monitor, do mouse e do teclado.

>>>> Gabinete - Parte externa

Vamos começar pelo mais simples, limpando a parte principal do computador por fora.

Produtos utilizados: Flanelas, bastonetes de algodão, aspirador de pó, água, detergente.

Usando o aspirador de pó, aspire as saídas de ar do computador, principalmente a da fonte de alimentação na parte de trás do gabinete. Aspire também os cantos onde pode existir acúmulo de poeira.

Depois de tudo aspirado, dissolva uma pequena quantidade de detergente em uma boa quantidade de água. Umedeça levemente uma flanela com a mistura e utilize-a para a limpeza do gabinete, tomando cuidado para não deixar qualquer gota cair dentro do gabinete pelas entradas de ar.

Depois passe uma flanela limpa umedecida apenas com água para tirar o excesso de detergente. Por último repita o processo com uma flanela seca.
Com o bastonete seco, limpe os botões de liga/desliga, detalhes da unidade de CD/DVD e entradas USB.

>>>> Gabinete - Parte interna

Essa é a parte que vai fazer diferença na performance do computador, e também é a mais frágil de limpar, portanto, merece atenção especial.

Produtos utilizados: Flanelas, pincel de cabo longo e de cerdas macias, aspirador de pó e secador de cabelos.

Atenção: Jamais use água para limpar as partes internas do PC.

Como existem muitas peças dentro do gabinete, vamos por partes:

1. Saídas de ar
O gabinete possui diversas saídas de ar, que indiquei como executar a limpeza externa. Agora, dentro do PC, use o aspirador de pó para remover a sujeira mais grossa, e depois use uma flanela seca para remover as sujeiras que ficam grudadas. Não use esta flanela nos componentes eletrônicos.

2. Fonte de energia

Usando aspirador de pó, remova as sujeitas nas entradas de ar da fonte de alimentação. Esta limpeza é importante para que fonte consiga gerar um fluxo de ar, extraindo o ar quente de dentro do gabinete e jogando-o para o ambiente.

Tirar poeira do PC pode deixá-lo mais rápido; aprenda a fazer a limpeza Fastboot
Foto: Reprodução Fonte de alimentação do PC, vista por dentro do gabinete.


O cooler – pequeno ventilador que resfria o processador -, quando está empoeirado, não dissipa o calor de forma razoável. Isso acaba gerando superaquecimento do processador. Como conseqüência, o PC se desgasta mais, e o usuário é obrigado a aturar “travadas” mais freqüentes.

[Tirar poeira do PC pode deixá-lo mais rápido; aprenda a fazer a limpeza Fastboot
(Foto: Reprodução)3. Cooler do processador

Para limpá-lo, use o aspirador de pó para sugar a poeira de dentro da ventoinha e também da parte interna das camadas de metal do dissipador. Não recomendo remover o dissipador do computador para limpá-lo, pois é necessário aplicar pasta térmica para colocá-lo no lugar novamente.

Este procedimento serve também para coolers e dissipadores que ficam nos discos rígidos e placas de vídeo.

Use o pincel como uma vassoura, para mover a poeira depositada sobre a placa-mãe para um único canto. Porém não use força, faça apenas movimentos suaves, sem pressionar muito o pincel contra a placa.

Se você tem um secador de cabelos daqueles profissionais, que tem vento frio, use-o para empurrar a poeira. Depois use o aspirador para remover tudo. Jamais passe a flanela ou algodão na placa-mãe.

>>>> Cabos e fios
Lembre-se: há cabos dentro e fora de seu computador. Veja como limpar cada um deles.

1. Internos
Utilizando a flanela seca, remova a poeira que se acumula nos cabos. Não use nada úmido.

2. Externos
Os cabos do mouse, teclado, força, monitor e demais cabos podem ser limpos com um pano ou flanela umedecido com água com uma pequena quantidade de detergente, apenas recomendo cuidado em secar os cabos após a limpeza principalmente evitando que os contatos metálicos fiquem úmidos.

Importante para todas as dicas acima: Sempre faça qualquer tipo de limpeza com o computador desligado e o cabo de força desconectado.

Alguns técnicos fazem uso de álcool isopropílico no lugar do detergente. Caso você tenha acesso a este tipo de produto, vale a pena utilizá-lo.

Lembre-se: é importante diluir MUITO o detergente. Não use quantidades excessivas.

Atenção faça tudo com muito cuidado pois os equipamentos eletronicos do pc são muito sensíveis.
Ir para o topo Ir para baixo
https://brsourceclan.forumeiros.com
 
Tirar poeira do PC pode deixá-lo mais rápido; aprenda a fazer a limpeza
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Informática :: Dicas para computador-
Ir para: